Notícias Defesa Civil alerta para chuvas fortes nesta quinta-feira em Petrópolis

Defesa Civil alerta para chuvas fortes nesta quinta-feira em Petrópolis

Agência Estado

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, emitiu na manhã desta quinta-feira, 17, aviso de previsão de chuva forte, para os períodos da tarde e noite desta quinta-feira. Ao menos 105 pessoas morreram desde terça-feira, 15, quando foi registrada a maior quantidade de chuvas na cidade em 24 horas em 90 anos, ou seja, desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A prefeitura da cidade fluminense reforça a orientação para que as pessoas, que não estão em área de risco, evitem sair de suas casas. Em caso de chuva forte, aquelas que estiverem em área de risco, devem se deslocar para locais seguros, como os pontos de apoio. O município mantém 33 escolas abertas para o acolhimento da população.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos, já que novos alertas podem ser emitidos a qualquer momento. Em caso de emergência, devem ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Danos e deslizamentos

Choveu na cidade fluminense 259,8 milímetros em 24 horas, superando o recorde anterior de 168,2 milímetros, registrado em 20 de agosto de 1952. A chuva, que em quatro horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro, ainda causou dezenas de deslizamentos e danos diversos.

Meteorologistas explicam que a chuva recente foi motivada pela formação de áreas de instabilidade a partir da passagem de uma massa de ar fria pelo Rio de Janeiro. As características do relevo da região serrana contribuíram para a precipitação.

Últimas