Distrito Federal Abandonado, Teatro Nacional de Brasília vira espaço de consumo de drogas

Abandonado, Teatro Nacional de Brasília vira espaço de consumo de drogas

Secretaria de Cultura estuda possíveis parcerias para a reforma

Obras do Teatro Nacional, em Brasília, ficam só no papel

Obras deveriam começar em junho de 2014

Obras deveriam começar em junho de 2014

Reprodução / TV Record Brasília

A reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília ainda não saiu do papel. A obra do maior conjunto arquitetônico feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer deveria ter começado em fevereiro de 2014.

Enquanto isso, tapumes, fiações e lixeiras quebradas estão expostas pelo local. Também são encontrados evidências de consumo de drogas.

O teatro foi fechado para reforma depois de uma recomendação do Ministério Público sobre uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Na ação, foram encontrados 113 problemas de estrutura e acessibilidade interna.

A obra, que estava orçada em R$ 150 milhões, deveria começar em junho de 2014. A previsão de entrega é até o final de 2015.

Leia mais notícias do R7 DF

Galeria: sem dinheiro, Teatro Nacional aguarda por reforma

O secretário de cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, reconhece o problema, mas defende que ele veio da gestão passada.

— Estamos em um momento de crise no DF e no Brasil. As situações financeira e política não permitem, nesse momento, a gente enxergar como iniciar uma obra que o custo está estimado em R$ 220 milhões.

Ele informa que a secretaria planeja novas possibilidades para a reforma.

— Ver se podemos fazer de uma vez só ou fracionar a obra e tentar ainda nesse primeiro semestre. A nossa intenção é essa. Iniciar um processo de chamamento da sociedade, do governo federal e de possíveis parceiros privados, até para a gente entender como montar uma engenharia financeira.

O secretário lembra que não há previsão de reabertura do espaço.

— Há uma possibilidade que estamos estudando para uma possível abertura da Sala Martins Pena, a menor, enquanto não inicia a reforma, mas isso a gente não pode afirmar. É um estudo que a gente está fazendo.

O problema não afeta apenas o Teatro Nacional. Veja outros espaços culturais da capital que estão fechados.

    Access log