Uma votação com a presença de 27 jurados vindos do Rio de Janeiro determinou o Acadêmicos do Riacho Fundo II foi escolhido como campeão entre os três blocos de enredo que concorreram ao título na Passarela da Alegria. Em uma disputa acirrada, a escola vencedora marcou 263,7 pontos.
Na votação, que começou por volta das 15h30, foram avaliados os quesitos samba-enredo, enredo, harmonia, conjunto e evolução, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria, fantasia e alegorias e adereços. A vencedora disputará, no próximo ano, com as escolas do Grupo de Acesso.
Francisco de Assim Almada Silva, presidente da agremiação, não conteve a emoção com o resultado.
— Nós já esperávamos este título, pois vencemos pela humildade, garra e esforço de toda a equipe. Dedico essa vitória para a comunidade de sambistas de Brasília.
O mesmo sentimento foi compartilhado por Ana Gabriele Lopes de Souza, de 9 anos, Rainha da Bateria Mirim do bloco.
— Meu coração se encheu de alegria. Ganhar é um símbolo da lealdade do grupo no nosso carnaval. Significa também muita paz e também o crescimento da nossa escola.
Os blocos Mocidade do Valparaíso e Projeto Colibri de São Sebastião levaram o segundo e terceiro lugar com 261,20 e 257,60, respectivamente. Também desfilaram o Coruja Serrana de Sobradinho II e Unidos do Vicente Pires, mas ambos não concorreram ao título. Pelo regulamento da Liga, os blocos mais novos devem entrar na avenida por dois anos sem disputarem o título.
O bloco Acadêmicos do Riacho Fundo II desfilou no sábado (1º) com o enredo "Da nação do fogo à liberdade africana". O grupo foi o quarto a se apresentar na noite e trouxe ao público um desfile rico, com dois carros alegóricos.