Será inspecionada a nova pavimentação de várias vias urbanas do Plano Piloto e mais duas regiões
Roberta Luiza/R7
Auditores do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) que passam por um treinamento específico para avaliar o asfalto nas vias do Distrito Federal, farão, nesta quinta-feira (9), às 9h, testes em um laboratório instalado em caminhão que retira amostras da pavimentação e realiza análise. Na aula prática, os auditores do TCDF já vão examinar a qualidade do asfalto novo aplicado na L2 Norte, na altura da quadra 10.
Esse laboratório-móvel, que segundo o TCDF está de acordo com as normas técnicas e com o projeto das obras rodoviárias, deve ser utilizado na Auditoria de Regularidade sobre o Programa Asfalto Novo, etapas 1 e 2.
Cedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás por meio de uma parceria com o TCDF, o equipamento vai ajudar a inspecionar a nova pavimentação de várias vias urbanas do Plano Piloto e das regiões administrativas, como Samambaia e Ceilândia.
Leia mais notícias do R7 DF
Mulher receberá indenização do DF após hospital público diagnosticar seu marido com DST O laboratório-móvel, instalado em caminhão tipo baú, analisa amostras de solo e da capa asfáltica da via, extraídas por meio de sonda rotativa. Com as amostras de solo são determinadas a umidade e a compactação do material, dentre outras características. Quanto melhor a compactação, mais durável é o pavimento.