Distrito Federal Casa de Parto de São Sebastião registrou 428 partos humanizados em 2013

Casa de Parto de São Sebastião registrou 428 partos humanizados em 2013

Unidade realizou mais de 5.200 atendimentos neste ano

Casa de Parto de São Sebastião registrou 428 partos humanizados em 2013

428 partos humanizados foram realizados na rede pública em 2013

428 partos humanizados foram realizados na rede pública em 2013

Reprodução /Daily Mail

A Casa de Parto de São Sebastião registrou 428 partos de baixo risco e com baixa complexidade no ano de 2013. Ao todo, a unidade realizou 5.252 atendimentos durante o ano.

Os partos realizados na Casa de Parto são de baixo risco e sem necessidade de equipamentos tecnológicos, respeitando a fisiologia do nascimento e valorizando o parto como um evento social, familiar e cultural.

Em 2013, foram realizados 28 atendimentos com administração de Imunoglobulina Humana Anti-RH - substância usada para prevenir a sensibilização de mães e a doença hemolítica dos recém-nascidos, que pode levar a lesão cerebral, cirrose hepática infantil ou hidropsia congênita.

Leia mais notícias no R7 DF

De acordo com a Secretaria de Saúde, também foram administrados 316 testes rápidos de HIV, para complementação de cartão de pré-natal ou para internação.

Todas as pacientes que chegam à Casa de Parto recebem atendimento médico. No entanto, os casos que não se adequam ao atendimento de baixo risco são encaminhados para o Programa Estratégia e Saúde da Família e recebem orientação em outras unidades da rede pública de saúde.

Amamentação

Todas as mulheres que passam pela Casa de Parto são orientadas sobre amamentação. As pacientes recebem acompanhamento e assistência em tempo integral ao trabalho de parto, com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e esclarecimento de dúvidas da família.

Antes da alta, são realizados os testes, como do coraçãozinho e do pezinho, e aplicada vacina BCG no recém-nascido. Antes de sair da Casa de Parto é agendada a primeira consulta com o pediatra no Centro de Saúde e os pais são informados sobre a importância de efetuar o registro de nascimento civil no cartório que funciona na unidade.

A casa de Parto de São Sebastião oferece também vagas nas reuniões educativas para gestantes e acompanhantes orientando sobre o trabalho de parto, parto, papel do acompanhante durante a internação da paciente, rotinas do serviço e aleitamento materno.