Casos de dengue diminuem quase 70% no Distrito Federal

Em janeiro foram registradas 64 ocorrências, contra 212 no mesmo período do ano passado

Secretaria de Saúde disse estar empenhando todos os esforços para combater o mosquito da dengue
Secretaria de Saúde disse estar empenhando todos os esforços para combater o mosquito da dengue Fábio Pozzebom/ABr

Os casos de dengue no Distrito Federal caíram 69,81% nas duas primeiras semanas de 2014, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Este ano foram registrados 64 casos confirmados, enquanto no mesmo período de 2013 esse número chegou a 212 casos.

A subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, está satisfeita com os resultados.

— Esses números são um reflexo do intenso combate que a SES/DF, juntamente com a população, vem realizando contra a doença.

Ano passado, a SES-DF (Secretaria de Saúde do DF) lançou o plano de prevenção à dengue 2013-2014, com o objetivo de mobilizar toda a população da capital federal no combate à doença. Os trabalhos são desenvolvidos em três eixos: informação, prevenção e manejo, assistência, que envolvem diversos setores do governo local.

Leia mais notícias no R7  

Ocorrências de dengue no DF aumentam quase 900% em 2013  

Ao longo de 2103, foram realizados mutirões em todas as localidades do DF. Também foram inspecionados 816.179 imóveis com objetivo de identificar e eliminar focos do Aedes Aegypti.  

Um dos pontos de destaque do plano é a distribuição de kits educativos a 100 mil alunos do ensino fundamental, que estudam em escolas situadas em regiões com maior incidência de dengue. Com o material – composto por cartilha educativa, folder, adesivo, passatempo, imã de geladeira com foto quebra-cabeça e certificado -, esses agentes mirins realizam um trabalho preventivo em sua comunidade.  

No final de 2013, o combate à dengue no Distrito Federal ganhou o apoio das Forças Armadas, que continuará até 28 de fevereiro. O reforço conta com 20 militares do Exército Brasileiro, 11 da Aeronáutica e 15 da Marinha e tem atuado nos trabalhos de prevenção à doença.