Distrito Federal DF terá “cãominhada” contra projeto que estabelece regras para a presença de cães nos parques

DF terá “cãominhada” contra projeto que estabelece regras para a presença de cães nos parques

Internautas marcaram um protesto no 26 de abril, no Parque da Cidade

Cães só poderão ir a parques se ficarem em um cercadinho

Cães só poderão ir a parques se ficarem em um cercadinho

TV Record

Donos de cães do Distrito Federal marcaram uma “cãominhada” para protestar contra a aprovação do Projeto de Lei que estabelece uma série de regras para a presença dos animais em parques urbanos e ecológicos. A manifestação foi marcada por meio das redes sociais. Na página “Cãominhada contra lei que proíbe cães em parques públicos do DF”, diversas pessoas demonstraram insatisfação com a atitude dos deputados distritais.  

Na terça-feira (15), a Câmara Legislativa aprovou a proposta que diz que, independente do porte do animal, ele só pode permanecer na área de lazer em locais cercados. Mesmo nestes espaços, devem portar coleiras e focinheiras e estar acompanhados de pessoas maiores de 18 anos. Quem descumprir a lei pode ser multado em R$100.  

O evento está marcado para o próximo sábado (26), no Parque da Cidade, no estacionamento do kart. A caminhada deve percorrer cerca de um quilômetro até a sede da Administração do local. Os manifestantes planejam levar faixas e cartazes de repúdio ao projeto. Os deputados distritais votaram a proposta em dois turnos, sem contestação de nenhum dos parlamentares. Agora, a matéria segue para análise do governador Agnelo Queiroz, que pode sancionar ou vetar.   

Leia mais notícias no R7 DF

Passeio com cachorro em parques só com presença de maiores de 18 anos, diz projeto aprovado

Projeto que limita entrada de cães em parques divide opiniões e será debatido com a sociedade

No projeto, a ex-deputada Luzia de Paula, autora da proposta, sugere que o governo e ONG’s (Organização Não Governamental) de proteção aos animais firmem parcerias para criação de espaços específicos para passeio e treinamentos dos animais no interior dos parques. Estes locais, pela proposta, deverão ser cercados com material removível e distantes das vias de caminhada, ciclovias ou áreas de convívio social.  

Os organizadores da “cãominhada” estabeleceram algumas regras para a participação dos cães:

1. Não leve cadelas no cio;

2. Recolher todos os dejetos sólidos do seu cão;

3. Não estimular disputa territorial;

4. Não deixar seu cão solto;

5. Não estimular a disputa territorial;

6. Não alimentar seu cão próximo a outros;

7. Manter seu cão hidratado e descansado  

Últimas