Distrito Federal Governo do DF lança hospital veterinário móvel para castrar animais

Governo do DF lança hospital veterinário móvel para castrar animais

Unidade terá capacidade para fazer duas castrações simultâneas

Governo do DF lança hospital veterinário móvel para castrar animais

Castramóvel ficará durante uma semana em cada região administrativa e realizará atendimentos pré-agendados

Castramóvel ficará durante uma semana em cada região administrativa e realizará atendimentos pré-agendados

Mariana Raphael/Arquivo/Agência Brasília

Será lançado, neste domingo (24), o primeiro hospital veterinário móvel do Distrito Federal especializado em castração de cães e gatos. A unidade, que é projetada em uma espécie de carreta, tem três salas independentes e espaço adequado para realizar até duas castrações simultâneas.

— Essa é uma demanda de muitos anos, e temos a necessidade absoluta de controlar cães e gatos. Estamos chegando a 600 mil animais no Distrito Federal, a maioria deles abandonada nas ruas — lembrou o subsecretário de Saúde Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Maranhão.

Conforme planejamento da pasta, o lançamento ocorrerá no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga, às 10h, quando ocorrerá uma castração demonstrativa. Depois da solenidade, o Castramóvel, como foi batizado o hospital veterinário, ficará durante uma semana em cada região administrativa e realizará atendimentos pré-agendados.

Leia mais notícias no R7 DF  

A iniciativa, conforme lembrou Maranhão, minimizará riscos de doenças e terá seus efeitos mais perceptíveis, a médio e longo prazos, quando as ruas do DF terão menos cães e gatos abandonados.

— Essa é a medida número um porque a castração garantirá à população humana mais qualidade na questão da saúde coletiva, uma vez que se reduz a proliferação de doenças como a leishmaniose.