Distrito Federal

27 de Maio de 2016

Notícias

PM do DF é a que tem a maior quantidade de policiais e armas em todo o Brasil

Pesquisa trabalha com números proporcionais à população de cada unidade da federação

Do R7 | 21/02/2013 às 00h32
Publicidade

A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), entre todas as outras corporações do Brasil, é a que tem o maior efetivo de policiais em relação ao número de habitantes da unidade da federação. Ao todo, a PM conta com 15.510 servidores para garantir a segurança dos 2.570.160 moradores do DF. Os dados são da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, em 2011 e publicada nesta terça-feira (19).

O coronel Cleber Lacerda, que responde pelo Departamento de Operações da PMDF, explicou que Brasília tem características específicas que demandam, de fato, um efetivo maior do que o das outras unidades da federação. Um dos motivos é a concentração das sedes dos três poderes federais, embaixadas e outros 81 organismos internacionais que necessitam de segurança efetiva.

— Além disso, há atividades em Brasília que não são rotineiras em outros estados, como manifestações e passeatas, por exemplo. Tudo isso demanda acompanhamento da PM.

Leia mais notícias no R7 DF

Mulher tem dedos da mão mutilados em abordagem policial em Valparaíso de Goiás

Policial militar expulso da corporação é preso portando arma furtada de agente civil no DF

O coronel também citou a circulação de pessoas do Entorno do DF no Plano Piloto, que aumenta o número de pessoas na ruas e, consequentemente, o trabalho de policiamento.

No entanto, o grande efetivo não é suficiente para garantir a sensação de segurança dos moradores do DF. A balconista Andreia Oliveira Felipe, de 34 anos, diz que não se sente segura e não confia no trabalho da PM.

— Quando a gente precisa da polícia ela nunca chega na hora. Esperamos mais de uma ou duas horas. Assim não compensa.

Já o advogado Luiz Fernando Luth, de 49 anos, diz que, dependendo do lugar por onde trafega, não se sente tranquilo em relação à violência.

— Os policiais são mal distribuídos no DF. Em um ponto tem mais e em outros lugares poucos.

Além do maior número de agentes, a PMDF é a que mais possui armas de fogo em relação ao número de servidores. Ao todo, são 25.356 artefatos para o efetivo de 15,5 mil homens.

O coronel Cleber Lacerda também justificou as quase dez mil armas a mais que número de policiais. Segundo ele, além das armas de porte individual, a corporação também é equipada com armas coletivas, como metralhadores, carabinas, entre outras.

— Esse armamento é utilizado em operações especiais.

A pesquisa do Ministério da Justiça também revelou que a PMDF é segunda do país que possui mais bases de Polícia Comunitária, perdendo apenas para São Paulo. Em 2011, eram 130 postos desse tipo.

Entretanto, apesar de numerosas, reportagem do R7 DF já mostrou que as unidades são alvos de constantes críticas, por ineficiência do serviço. A solução, segundo o coronel Cleber Lacerda, será investir em bases móveis, que têm mais potencial de dinamizar o policiamento, e até complementar a função dos postos fixos. Ele afirmou ainda que as bases comunitárias devem receber investimentos para sanar as falhas existentes.

 
Veja Relacionados:  policia militar, efetivo, armas, equipamentos
policia militar  efetivo  armas  equipamentos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS