Distrito Federal Zé do Pedal percorre 6,5 mil Kms até chegar a Brasília empurrando cadeira de rodas

Zé do Pedal percorre 6,5 mil Kms até chegar a Brasília empurrando cadeira de rodas

Ativista de 57 anos quer chamar a atenção para a acessibilidade em todo o Brasil

Zé do Pedal percorre 6,5 mil Kms até chegar a Brasília empurrando cadeira de rodas

Aos 57 anos, Zé do Pedal está neste projeto desde 10 de fevereiro de 2014

Aos 57 anos, Zé do Pedal está neste projeto desde 10 de fevereiro de 2014

Divulgação

Após percorrer 6,5 mil quilômetros e dar quase nove milhões de passos, caminhando e empurrando uma cadeira de rodas, o ativista mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal, de 57 anos, chega nesta terça-feira (24) a Brasília.

A viagem faz parte de mais uma etapa do projeto “Cruzada pela Acessibilidade”, um percurso entre os extremos das fronteiras do Brasil (Monte Caburaí/Roraima ao Chuí/Rio Grande do Sul). 

Durante sua permanência na cidade Zé do Pedal visitará a Câmara dos Deputados e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), onde apresentará às autoridades duas petições de mudança em lei e fiscalização dos direitos da Pessoa com Deficiência.   

Leia mais notícias do R7 DF

Zé do Pedal começou sua Cruzada Pela Acessibilidade dia 10 de fevereiro de 2014 e desde então já percorreu os estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Goiás, caminhando até 12 horas por dia.   

O principal objetivo da caminhada é chamar a atenção sobre um dos principais problemas que afeta à Pessoa com deficiência: as barreiras arquitetônicas.   

— Nossas cidades foram construídas sem parâmetros de acessibilidade e hoje nossos gestores tem um grande problema pra resolver. Lamentavelmente muitos agentes públicos empurram com a barriga o problema, deixando o mesmo para os futuros gestores, Um grave e preocupante erro.

    Access log