A 19 dias do prazo, 12,3 milhões ainda não entregaram o IR 2022
Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20%
Economia|Do R7

A 19 dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, 12,3 millhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. A Receita Federal informou que até as 16 horas desta sexta-feira (13) havia recebido 21.733.444 declarações.
Ao todo, são esperados 34,1 milhões de documentos até 31 de maio, o último dia de entrega. Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco.
A declaração pode ser enviada via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets ou smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.
Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20%. O pagamento mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega — o contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
O Darf da multa pode ser emitido pelo programa do Imposto de Renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda. Para as declarações com direito a restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com juros, do valor do imposto a ser restituído.
As restituições começam a ser pagas em cinco lotes a partir do dia 31 de maio. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição nos primeiros lotes.

