Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações europeias recuam em sessão de semana abreviada, mas devem marcar melhor ano em uma década

Economia|

Por Sagarika Jaisinghani e Lisa Pauline Mattackal

(Reuters) - As ações europeias registraram a maior queda intradiária em quatro semanas nesta segunda-feira, com os investidoresembolsando os ganhos de recordes de alta que colocaram o índice de referência a caminho de seu melhor ano desde a crise financeira global.

Em uma semana abreviada de recesso, o índice pan-europeuíndice STOXX 600 encerrou em queda de 0,9%, em volumes inferiores a um terço da média até agora deste mês. O índice teve alta de 24% até o momento neste ano, a caminho de seu maior aumento anual desde 2009. Um declínio em Wall Street viu os cursos regionais intensificarem as perdas, com as quedas espalhando-se para todos os setores.

"Os volumes estão ... abaixo da média e as pessoas estão fazendo tão pouco quanto possível -um pouco de lucro e um pouco de cosmética, já que é o fim do ano ", afirmou o operador de vendas Mirabaud Mark Taylor.

Publicidade

O setor industrial e outros setores defensivos, como saúde,lideraram perdas, enquanto os bancos, um dos setores de pior performance no ano, tiveram as menores perdas.

As ações de Frankfurt caíram mais 0,5%, enquanto os ativos negociados na França, Itália e Espanha caíram cerca de 1% cada. As ações listadas em Londres recuaram 0,8%.

Publicidade

Os comentários do assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, de que a Fase 1 do acordo comercial EUA-China provavelmente seria assinada na semana que vem não conseguiu animar os investidores, que aguardavam uma confirmação do representante comercial norte-americano, Roberto Lightnizer, ou do próprio presidente, Donald Trump.

Após negociações voláteis ​​no início do ano, as ações europeias tiveram um forte desempenho em dezembro, à medida que os investidores tinham maior clareza sobre dois dos principais riscos para o crescimento econômico global: a guerra comercial EUA-China e o Brexit. Dados econômicos bastante favoráveis de todo o mundo tambémdiminuíram temores acerca de uma possível recessão, com últimos dados mostrando um crescimento de 0,4% da economia espanhola no terceiro trimestre, em linha com as estimativas.

Publicidade

Nas notícias corporativas, o grupo EssilorLuxottica caiu 3,1%, sua maior queda diária em quatro semanas, após revelar ter descoberto atividade fraudulenta em uma fábrica na Tailândia com custo estimado em 190 milhões de euros (213 milhões de dólares).

Entre outras ações individuais, o credor suíço Cembra caiu 3,8%, maior queda no STOXX 600 e seu maior recuo diário em dois meses, depois de ganhar quase 3% nas últimas três sessões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.