Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anac ainda trabalha em ajustes finais para retorno de Boeing 737 MAX no país

AEREAS-ANAC-BOEING737MAX:Anac ainda trabalha em ajustes finais para retorno de Boeing 737 MAX no país

Economia|

Por Paula Arend Laier e Anthony Boadle

(Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou nesta quarta-feira que a liberação para retorno das operações das aeronaves modelo Boeing 737-800 MAX no Brasil ainda depende do término dos trabalhos realizados pela agência quanto ao processo de validação das modificações do projeto.

"O objetivo é demonstrar que o projeto com as modificações propostas é seguro e atende aos requisitos de aeronavegabilidade necessários", afirmou em comunicado.

A autoridade de aviação norte-americana, a Federal Aviation Administration (FAA), autorizou nesta quarta-feira a Boeing a retomar os voos de seu jato 737 MAX após dois acidentes fatais, bem como divulgou uma diretriz de aeronavegabilidade detalhando as mudanças necessárias.

Publicidade

Os acidentes do 737 MAX na Indonésia e na Etiópia mataram 346 pessoas em cinco meses em 2018 e 2019 e desencadearam uma tempestade de investigações, desgastaram a liderança dos EUA na aviação global e custaram à Boeing cerca de 20 bilhões de dólares.

A partir da diretriz da FAA, a Anac afirmou que procederá com os ajustes finais para conclusão do processo de validação para retorno do modelo Boeing 737- 800 MAX no Brasil.

Publicidade

"Após o término desse trabalho, o operador brasileiro da aeronave, que atualmente é a GOL Linhas Aéreas, deverá incorporar e demonstrar de forma satisfatória o cumprimento de todas as novas diretrizes, tanto em termos de projeto quanto de treinamento de pilotos", disse a agência.

A Anac acrescentou que a decisão da FAA foi resultado de um trabalho realizado em conjunto com a agência brasileira e outras autoridades de aviação civil no mundo, em especial a autoridade europeia European Aviation Safety Agency (EASA) e a canadense Transport Canada Civil Aviation (TCCA).

Publicidade

"Este esforço é exemplo de cooperação entre autoridades da aviação civil, apenas alguns países têm experiência para certificar um sistema tão complexo", afirmou o diretor-presidente substituto da Anac, Rafael Botelho.

"No entanto, a Anac trabalha com avaliações independentes para assegurar que todos os requisitos necessários serão atendidos no retorno seguro das operações dessas aeronaves no Brasil", acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.