Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anglo American anuncia acordo para comprar produtora de fertilizantes Sirius

Economia|

(Reuters) - A Anglo American fechou acordo nesta segunda-feira para comprar a Sirius Minerals por 404,9 milhões de libras (526,2 milhões de dólares) em dinheiro, o que marca o retorno da mineradora ao mercado de fertilizantes e lança um colete salva-vidas para a Sirius, que vinha enfrentando dificuldades.

Os acionistas da Sirius vão receber um valor por ação que representa prêmio de 34,1% em relação ao valor de fechamento de 7 de janeiro, véspera do dia em que a Anglo American informou que estava em negociações para adquirir a empresa de fertilizantes.

A Sirius vem lutando desde 2017 para obter financiamento para concluir sua mina de polialita de North Yorkshire, o maior projeto de mineração do Reino Unido. A empresa entrou em reestruturação após o fracasso de um plano para levantar 500 milhões de dólares com a venda de títulos.

"Enfrentamos agora uma escolha gigantesca. Se a aquisição não for aprovada pelos acionistas e não for concluída, há uma grande possibilidade de que o negócio possa entrar em recuperação ou liquidação dentro de semanas", disse o presidente do conselho da Sirius, Russell Scrimshaw.

Publicidade

O potencial acordo também deve salvar centenas de empregos no norte da Inglaterra, onde a falta de oportunidades foi uma questão importante na eleição que garantiu o primeiro-ministro Boris Johnson no poder.

A aquisição ainda marca a expansão do portfólio da Anglo American de volta ao ramo de fertilizantes. A empresa havia vendido seu projeto remanescente no setor, no Brasil, em 2016, quando se recuperava de um "crash" do mercado de commodities.

(Reportagem de Shanima A, em Bangalore)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.