Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANP registra vazamento de gás e óleo em plataforma da Trident Energy em Campos

ENERGIA-PETROLEO-TRIDENT:ANP registra vazamento de gás e óleo em plataforma da Trident Energy em Campos

Economia|

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma plataforma de petróleo operada pela Trident Energy na Bacia de Campos registrou um vazamento de óleo e gás, disse a reguladora ANP, enquanto um sindicato de petroleiros afirma que o incidente, no domingo, chegou a deixar focos de fogo no mar.

Os problemas foram verificados na plataforma P-65, que foi paralisada na sequência, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que disse em nota à Reuters nesta quarta-feira que o incidente está controlado e que não houve impactos sobre trabalhadores.

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) divulgou na noite de terça-feira um vídeo gravado por trabalhadores do campo de Enchova, que fica ao lado da P-65, no qual é possível ver focos de incêndio e uma fumaça negra tanto no mar quanto na plataforma.

Publicidade

"Houve um vazamento de gás na linha da tocha (flare) da P-65, operada pela Trident, e o gás continha óleo", explicou a ANP em nota à Reuters, ao ser questionada sobre o caso.

"Ocorreu a ignição da mistura de gás e óleo vazada, pelo flare, ocasionando a fumaça escura vista no vídeo divulgado. A planta foi imediatamente parada e despressurizada, e o incidente está controlado. Não houve mortos ou feridos no acidente", acrescentou a agência, sem detalhar.

Publicidade

A P-65 pertencia à Petrobras, que concluiu a venda do ativo à Trident em julho de 2020, juntamente com dez campos que compõem os Polos Pampo e Enchova e outras plataformas, na Bacia de Campos, como parte do bilionário plano de desinvestimentos da petroleira estatal.

O Sindipetro-NF disse que cobrou uma posição da Trident sobre o ocorrido, como representante de trabalhadores embarcados na P-65.

Publicidade

"A plataforma ficou em chamas, foram derramados vários litros no mar, que ficou também em chamas", disse o presidente do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que definiu o ocorrido como "acidente gravíssimo".

Não foi possível contatar de imediato representantes da Trideny Energy para pedido de comentários. Já o órgão ambiental federal Ibama não respondeu imediatamente.

A Trident Energy, que recebeu investimentos da empresa de private equity Warburg Pincus, tem como foco a exploração de ativos maduros de petróleo e gás, com ativos na América Latina e na África, segundo informações do site da companhia.

(Por Marta Nogueira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.