Aposentadoria por tempo de contribuição será automática

INSS vai facilitar a concessão do benefício a partir da segunda quinzena de fevereiro. Cerca de 200 mil segurados vão ficar livres das filas nos postos

INSS vai facilitar concessão de aposentadoria

INSS vai facilitar concessão de aposentadoria

Antônio Cruz/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai conceder de forma automática, a partir da segunda quinzena fevereiro, a aposentadoria por tempo de contribuição.

A estimativa é de que cerca de 200 mil segurados tenham o direito de se aposentar automaticamente, sem precisar encarar a burocracia dos postos de atendimento.

Desse total, cinco mil segurados que estão com os dados corretos no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e atingiram todos os critérios para obter a aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos para homens, e 30 para mulheres)  serão notificados.

Temer fica sem aposentadoria por não fazer 'prova de vida'

O INSS vai disponibilizar na internet todas as informações relacionadas ao benefício, sem que o segurado precise agendar horário em uma agência do órgão.

Reforma dispara aposentadoria por tempo de contribuição

No Portal meu.inss.gov.br, o segurado poderá conferir o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor do benefício, para decidir se aceita ou não a aposentadoria. Informações também pode ser obtidas pelo telefone 135.

Em 2017, o INSS decidiu facilitar a concessão da aposentadoria por idade (65 anos para homem ou 60 anos, se mulher), para quem tinha direito ao benefício. Neste ano, 196 mil segurados serão notificados e poderão receber automaticamente o benefício por idade.

Brasileiro terá que trabalhar 40 anos para ter teto da aposentadoria