Minha aposentadoria
Economia Aposentados começam a receber 1ª parcela do 13º da aposentadoria

Aposentados começam a receber 1ª parcela do 13º da aposentadoria

INSS vai depositar 50% do benefício e a segunda parcela será paga em novembro, com o restante do valor

13º da aposentadoria

Pagamentos se estendem até dia 3 de setembro deste ano

Pagamentos se estendem até dia 3 de setembro deste ano

Fotoarena/Folhapress

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber a primeira parcela do 13º nesta segunda-feira (27). 

O INSS informa que os pagamentos devem injetar R$ 20,7 bilhões na economia.

Segundo o calendário de pagamentos divulgado pelo INSS, os beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 954) por mês serão os primeiros a receber a primeira parcela do 13º.

Os depósitos serão realizados de acordo com o dígito final da aposentadoria, começando pelo número 1 e terminando no 0.

Já os que recebem mais do que um salário terão a primeira parcela paga a partir do dia 3 de setembro deste ano, também de acordo com o número final do benefício. Veja o calendário de pagamentos abaixo: 

A primeira parcela do 13º corresponde a 50% do valor do benefício. O restante do valor será pago em novembro, junto com a aposentadoria do mês. Os segurados podem consultar qual o valor do 13º deles pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela, que será paga junto com a remuneração de novembro.

O governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto desde 2006. Apenas em 2015 que o benefício foi pago em setembro.

    Access log