Imposto de renda 2020

Economia Aproveite o fim de semana para entregar o Imposto de Renda

Aproveite o fim de semana para entregar o Imposto de Renda

Contribuinte que transmitir a declaração após as 23h59 da próxima terça-feira (30) terá que pagar multa de ao menos R$ 165,74

  • Economia | Alexandre Garcia, do R7

Declaração com pressa pode resultar em erros

Declaração com pressa pode resultar em erros

Pixabay

Os quase 7 milhões de contribuintes que ainda não transmitiram a declaração do Imposto de Renda 2020 podem aproveitar o final de semana para organizar os documentos e não deixar a entrega do documento para a última hora. O prazo para o envio da declaração sem o pagamento de multa se encerra às 23h59 da próxima terça-feira (30 de junto).

“Organize a documentação e tenha certeza de que tem tudo em mãos para sentar, preencher e entregar a declaração já que não há mais muito tempo”, orienta Charles Gularte, vice-presidente de operações da Contabilizei..

Leia também: Saiba como declarar aposentadoria e pensão no IR 2020

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil sugere que os contribuintes que ainda não transmitiram a declaração para a base de dados coletem todos os documentos e preencha tudo de uma vez.

"Com todos os documentos em mãos, a dica é não fazer a declaração de forma fracionada. Sente, preencha, confira tudo e entregue a declaração para a Receita Federal", recomenda Domingos.

Leia mais: Errou na declaração? Saiba corrigir para não cair na malha fina

Para Gularte, é importante redobrar o cuidado com o documento nessa reta final. "É nesse momento, de fazer a declaração ‘na pressa’, que se preenche uma informação de maneira incorreta ou se omite dados, o que prejudica o processo de restituição ou o pagamento do imposto", afirma.

Os contribuintes que perderem o prazo de a entrega do Imposto de Renda deste ano ficam sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74. A penalidade pode chegar a 20% do valor do imposto devido.

Arte/R7

Últimas