Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividade econômica tem queda 1,95% no primeiro trimestre do ano

Em março, mês do início de medidas de isolamento necessárias para o combate à pandemia, houve recuo de 5,9%, na comparação com fevereiro

Economia|Da Agência Brasil

Indicador foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta
Indicador foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta Indicador foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta

Com os efeitos da pandemia de covid-19, a atividade econômica registrou queda no primeiro trimestre neste ano. É o que mostra o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), divulgado nesta sexta-feira (15) pelo BC (Banco Central).

No primeiro trimestre, comparado ao período anterior (outubro, novembro, dezembro de 2019), o índice apresentou queda de 1,95%, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Já na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2019, a queda ficou em 0,28%.

Economia brasileira deve encolher 3,76% em 2020, diz mercado

Em março, mês do início de medidas de isolamento social necessárias para o enfrentamento da pandemia, houve recuo de 5,90%, na comparação com fevereiro. Em relação a março de 2019, a queda chegou a 1,52%.

Publicidade

Em 12 meses terminados em março de 2020, houve expansão de 0,75%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O índice foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.