Ativos alvo de PEC que permite ao BC comprar títulos privados somam R$972,9 bi, diz Campos Neto

BACEN-CAMPOSNETO-PEC:Ativos alvo de PEC que permite ao BC comprar títulos privados somam R$972,9 bi, diz Campos Neto

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou nesta quinta-feira que os ativos alvo de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do orçamento de guerra, que permite que a autoridade monetária compre diretamente títulos privados, somavam 972,9 bilhões de reais em março.

Os dados constam em apresentação divulgada pelo BC por ocasião de videoconferência de Campos Neto com senadores para explicação da PEC.

Segundo a apresentação, entram nesse grupo debêntures, cédula de crédito imobiliário (CCI), certificado de recebíveis imobiliários (CRI), certificado de recebíveis agrícolas (CRA), notas comerciais, cédula de crédito bancário (CCB), e fundos de direitos creditórios. O novo instrumento não inclui bolsa e cotas de fundos de investimento, ressaltou Campos Neto.

Ele defendeu aos senadores que o novo instrumento para o BC representa uma garantia de que o crédito chegará ao tomador final. Em meio à crise, Campos Neto argumentou ainda que a experiência internacional indica que governo e bancos centrais precisam tomar parte do risco do mercado de crédito.

(Por Marcela Ayres)