Minha aposentadoria

Economia Auxílio-doença negado pelo INSS tem prazo para perícia até dia 16

Auxílio-doença negado pelo INSS tem prazo para perícia até dia 16

A medida é necessária para quem fez o pedido de benefício por incapacidade a partir de fevereiro de 2020 e não incluiu atestado

  • Economia | Do R7

Prazo para agendar perícia em caso de benefício negado vai até dia 16

Prazo para agendar perícia em caso de benefício negado vai até dia 16

André Melo Andrade/ Myphoto Press/ Estadão Conteúdo - 25.09.2020

O prazo para agendar a perícia presencial no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e regularizar o pedido de benefício por incapacidade, o antigo auxílio-doença, termina neste sábado (16). O alerta é da DPU (Defensoria Pública da União), para que seja possível a análise do INSS sobre a incapacidade e a possibilidade de concessão do benefício, desde que o requerimento tenha sido realizado após fevereito de 2020.  

A medida é necessária para quem fez o pedido de benefício por incapacidade a partir de fevereiro de 2020 e não incluiu atestado médico nem passou por perícia médica. Além dos que tiveram o requerimento de antecipação de benefício negado durante o período em que não foram realizadas perícias médicas presenciais no INSS devido à pandemia de covid-19.

"Apesar da realização do requerimento de benefício por incapacidade ou de sua antecipação em data anterior, é importante que o cidadão renove o seu pedido de auxílio-doença, pois, caso haja entendimento pela incapacidade (deferimento) após perícia, o benefício será pago desde a data do primeiro pedido", a firma em nota a DPU.

Como solicitar

A solicitação do benefício de auxílio-doença deve ser feita pelos canais remotos de atendimento do INSS, quais sejam, Meu INSS ou 135 de teleatendimento.

O INSS informou que enviou avisos para os requerentes que tenham fornecido estes tipos de dados para contato.

Apesar da possibilidade de antecipação do benefício de auxílio-doença no valor de 1 salário-mínimo, muitos benefícios foram negados pelo não encaminhamento da documentação correta ao INSS via canais remotos.

Últimas