Economia Avanço da Covid-19 reduz demanda por perus para Ação de Graças nos EUA

Avanço da Covid-19 reduz demanda por perus para Ação de Graças nos EUA

COMMODS-PERUS-ACAODEGRACAS:Avanço da Covid-19 reduz demanda por perus para Ação de Graças nos EUA

Reuters - Economia

Por Tom Polansek e Christopher Walljasper

CHICAGO (Reuters) - Durante todo o verão (no Hemisfério Norte), Greg Gunthorp abateu e congelou perus de 15 a 24 libras-peso em sua fazenda no nordeste de Indiana, preparando-se para vendas no Dia de Ação de Graças a varejistas, restaurantes e famílias de todo o Meio-Oeste dos Estados Unidos.

Mas com o aumento no número de casos de Covid-19 levando cidades e Estados norte-americanos a apelar para que os cidadãos fiquem em casa poucas semanas antes do feriado, os clientes trocaram os pedidos de aves inteiras por peitos de peru menores.

À medida que as mudanças de última hora rumo a celebrações de pequena escala eleva a demanda pela estrela das mesas do país no Dia de Ação de Graças, os produtores e varejistas do setor lutam para atender aos pedidos de aves menores e cortes parciais.

"Foi muito estressante", disse Gunthorp. "Isso reduziu nossa possibilidade de atender aos tamanhos que os clientes queriam para os perus --pequenos demais", acrescentou.

Gunthorp criou e vendeu cerca de 7 mil perus neste ano, alta de 75% em relação ao ano anterior. Restaurantes e açougues em grandes cidades do Meio-Oeste, seus principais clientes, reduziram os pedidos de 10% a 20%, mas Gunthorp compensou a diferenças por meio de parcerias com varejistas online, enviando perus para locais mais distantes, como Los Angeles.

Os fornecedores precisam ser ágeis, já que metade dos norte-americanos planeja alterar as celebrações ou não comemorar o tradicional feriado devido às orientações locais de saúde contrárias às reuniões de grande porte, segundo a empresa de pesquisas de mercado Nielson. Cerca de 70% planejam celebrar a Ação de Graças com menos de seis pessoas, ante 48% no ano passado.

A demanda por aves menores vai reduzir a produção de perus para 1,445 bilhão de libras-peso no último trimestre, queda de 5 milhões de libras-peso frente às expectativas anteriores, de acordo com um relatório de 17 de novembro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

"Vimos nossa cadeia de oferta se ajustar às interrupções do mercado e às mudanças nas necessidades dos consumidores", disse Beth Breeding, porta-voz da Federação Nacional de Perus. "Como o restante do país, este tem sido um ano desafiador para a produção de perus", completou.

Últimas