Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bacharéis de contabilidade reclamam de erros em exame de suficiência

Grupo abriu petição online, com 2.400 assinaturas, pela anulação de 3 questões

Economia|Do R7

Um grupo de bacharéis em Ciências Contábeis está protestando contra o último exame de suficiência aplicado pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Por meio de uma petição pública, eles protestam contra três questões que, na visão deles, deveriam ser anuladas. O prazo para apresentar os recursos já se esgotou e, mesmo sem responder aos bacharéis, o conselho já abriu o edital do exame do segundo semestre.

O exame em questão foi aplicado em 10 de abril passado. O protesto foi feito junto ao CFC e também à FBC (Federação Brasileira de Contabilidade), responsável por aplicar a prova.

Os candidatos alegam que o exame vem sendo muito mal elaborado, “com erros grotescos em Língua Portuguesa e questões com erros absurdos das Normas Brasileiras de Contabilidade”, explica Fabricio Paulo Garcia, gerente administrativo do Escritório Contábil Barboza, de Limeira, que participou do exame deste ano.

— Não é a primeira vez que o fato ocorre, pois o ano de 2014 foi um dos mais polêmicos. A FBC anulou cinco questões no exame do primeiro semestre e cinco questões no do segundo semestre.

Publicidade

O exame de suficiência de Contabilidade foi criado em 2000 e derrubado em 2004, depois de uma liminar questionar o fato de a aplicação do exame não ser uma Lei Federal e sim uma resolução do Conselho Federal de Contabilidade. Já em 2010, a Lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no CFC que permite o exercício da profissão.

Os candidatos dizem que são a favor da aplicação do exame, mas “que seja bem elaborado respeitando as normas e princípios tanto de Língua Portuguesa como as de contabilidade”. Afirmam ainda que não receberam “um pouco de atenção em seus referidos recursos elaborados em tempo hábil conforme edital do CFC”.

Publicidade

A petição online já conta com amis de 2.400 assinaturas.

Segundo Fabricio, que encabeça as reclamações ao lado de Claudio Roberto Ramos e Andrey de Figueiredo Pinheiro, os problemas se referem ás questões 27, 43 e 48.

Publicidade

— Foram solicitados recursos, porém todos foram negados. Após muitos protestos, reconheceram o erro das questões 35 e 26 somente.

Na questão 27, por exemplo, o grupo afirma que “o texto da alternativa ‘b’ não encontra respaldo nas normas referenciadas no comando da questão, pois se fundamenta em norma que não se encontra mais em vigor”.

O R7 entrou em contato com o CFC na semana passada. O conselho informou que não poderia responder às questões porque a aplicação da prova é de responsabilidade da Federação Brasileira de Contabilidade. Procurada também na semana passada, a FBC não respondeu à reportagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.