Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Mundial reduz projeções para petróleo e metais por impactos do coronavírus

COMMODS-BANCOMUNDIAL-CORONAVIRUS:Banco Mundial reduz projeções para petróleo e metais por impactos do coronavírus

Economia|

WASHINGTON (Reuters) - O Banco Mundial cortou suas projeções para preços do petróleo e de metais nesta quinta-feira devido aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus e disse que o choque no mercado de commodities pode atingir mais duramente países em desenvolvimento.

Os preços do petróleo devem ficar em média a 35 dólares por barril neste ano, queda de 43% frente à média em 2019, disse o Banco Mundial, em redução significativa frente às projeções de outubro.

"A revisão para baixo reflete uma queda histórica na demanda", disse a instituição em comunicado à imprensa. O excesso de produção por parte da Opep e outros importantes produtores globais está exacerbando a queda dos preços, acrescentou o banco.

Os preços dos metais, por sua vez, devem cair em geral em 13% neste ano, embora o ouro, visto tradicionalmente como um refúgio seguro por investidores, deve ter alta de cerca de 15%.

Publicidade

O Banco Mundial acrescentou que o impacto da crise de saúde sobre os preços de commodities agrícolas deve ser moderado, mas pontuou que significativos impactos na cadeia global de suprimento podem aumentar riscos à segurança alimentar em alguns lugares.

"Esse enorme choque para os mercados de commodities e os baixos preços do petróleo podem representar um sério revés para economias em desenvolvimento", disse o vice-presidente de Infraestrutura do Banco Mundial, Makhtar Diop, em nota.

Publicidade

A organização recomendou que governos mundiais reformem programas de subsídios à energia para liberar recursos de emergência como resposta ao coronavírus. O banco também fez uma recomendação contrária ao uso de tarifas ou outras proteções comerciais para proteger indústrias domésticas.

(Por David Lawder)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.