Economia BC britânico agirá sobre juros caso riscos de inflação aumentem, diz Bailey

BC britânico agirá sobre juros caso riscos de inflação aumentem, diz Bailey

MACRO-BC-BRITANICO-BAILEY:BC britânico agirá sobre juros caso riscos de inflação aumentem, diz Bailey

Reuters - Economia

LONDRES (Reuters) - O banco central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) terá que agir caso veja as perspectivas de uma inflação mais alta pressionando para cima os salários, disse o presidente do banco, Andrew Bailey, repetindo sua mensagem recente sobre a direção da política monetária que na semana passada sacudiu os mercados financeiros.

"O que nos preocupa... é que quando você começar a ter um aumento na inflação desse tipo, nós queremos impedir que isso se generalize na economia", disse Bailey durante uma sessão online de perguntas e respostas organizada pelo BoE nesta segunda-feira.

Bailey disse que há o risco de mais gargalos na economia, especialmente na demanda por mão de obra, o que pode alimentar expectativas de inflação mais alta.

"E é por isso que teríamos de, e vamos, agir sobre as taxas de juros se virmos as evidências se tornarem claras", disse ele.

Na semana passada, o banco central britânico foi contra as expectativas de muitos investidores ao deixar sua taxa de juros de referência inalterada, pouco mais de duas semanas após Bailey dizer que o banco teria que agir para conter as expectativas de inflação.

(Por William Schomberg e Michael Holden)

Últimas