BC melhora projeção de crescimento do PIB em 2019 e 2020

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central melhorou sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil a 2,2% em 2020, frente ao patamar de 1,8% estimado em setembro, segundo Relatório Trimestral de Inflação publicado nesta quinta-feira.

No documento, o BC reforçou que isso veio a reboque da melhor perspectiva para o PIB neste ano, além de previsão de ritmo de crescimento ao longo do ano "ligeiramente superior" à considerada no relatório anterior.

Para este ano, o BC também elevou a estimativa de avanço da economia de 0,9% para 1,2%.

Segundo o BC, contou para a revisão de 2019 principalmente o maior carregamento estatístico e os estímulos da liberação extraordinária de recursos do FGTS e do PIS/Pasep no quarto trimestre, frisando que o movimento se intensificou com a antecipação no cronograma de pagamentos pela Caixa Econômica Federal.

Sobre os juros básicos, o BC também reiterou mensagem de que, após o corte da Selic à nova mínima histórica de 4,5% ao ano, "o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária".

"O Comitê (de Política Monetária) enfatiza que seus próximos passos continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação", reforçou.

None

(Por Marcela Ayres)