Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC pondera que menos Estado na economia pode impactar transmissão da política monetária

Economia|

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central ponderou que o quadro de menor presença do Estado na economia pode ter implicações para a atuação da política monetária, conforme ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada nesta terça-feira.

"Alguns membros do Copom destacaram que as mudanças no mercado de crédito e na intermediação financeira, como o maior papel desempenhado pelo crédito com recursos livres e pelo mercado de capitais, podem impactar a transmissão da política monetária", trouxe o documento.

De acordo com a ata, os membros do colegiado também refletiram sobre a sensibilidade de variáveis macroeconômicas à política monetária, uma vez que faltam comparativos na história brasileira para o atual grau de estímulo -- na semana passada o BC cortou a Selic em 0,5 ponto percentual, à nova mínima de 5% ao ano, e indicou claramente que deverá repetir a dose em dezembro.

"Tendo em vista que a política monetária opera com defasagens sobre a economia, especialmente sobre o nível de preços, os fatores avaliados tendem a aumentar a incerteza sobre os canais de transmissão da política monetária", disse o BC.

Publicidade

None

(Por Marcela Ayres)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.