Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC prorroga até novembro alíquota menor de compulsório sobre depósito a prazo citando restrições à captação bancária

BACEN-COMPULSORIO-ALIQUOTA:BC prorroga até novembro alíquota menor de compulsório sobre depósito a prazo citando restrições à captação bancária

Economia|

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira a prorrogação até novembro da alíquota reduzida de compulsório sobre recursos a prazo de 17%, o que evitará que o recolhimento que as instituições são obrigadas a fazer ao BC sofra um aumento de 40 bilhões de reais já em abril --quando estava previsto o retorno da alíquota ao patamar cheio de 20%.

"A atual decisão pela continuidade da vigência da alíquota temporária levou em conta a persistência conjuntural nas restrições de liquidez para a captação bancária que, neste momento, recomendam a manutenção dos atuais níveis de liquidez no Sistema Financeiro Nacional", disse o BC em nota.

"Dessa forma, espera-se que o mercado de crédito possa seguir seu normal funcionamento, sem restrições adicionais."

A alíquota do compulsório sobre recursos a prazo foi reduzida temporariamente em março do ano passado como medida de combate aos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. O estoque atual desse compulsório é de 205 bilhões de reais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.