BC turco corta juros em 0,50 p.p. e visa normalização

MACRO-TURQUIA-JUROS:BC turco corta juros em 0,50 p.p. e visa normalização

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia cortou nesta quinta-feira sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 8,25% como esperado, aproveitando a força recente da lira para continuar a apoiar a economia que pode estar emergindo do pior da pandemia de coronavírus.

O banco chamou seu nono corte de juros seguido de "modesto" e disse que há sinais de que a economia da Turquia pode ter atingido o fundo do poço no início deste mês, depois de um colapso na atividade em abril devido a medidas para conter o surto.

A taxa de recompra de uma semana de referência foi reduzida ante patamar de 8,75%, continuando o ciclo de flexibilização agressiva do banco central que começou em julho passado, quando a taxa estava em 24%.

Em uma pesquisa da Reuters com 15 economistas, a estimativa era de um corte de 0,50 ponto, variando entre 0,25 a 1 ponto.

O movimento ocorre apesar das preocupações dos investidores com as reservas cambiais empobrecidas da Turquia, que empurraram a lira turca para uma mínima histórica em 7 de maio. Desde então, a moeda se recuperou com expectativas de financiamento externo, diminuindo o risco de inflação.

O banco central disse que os preços baratos das commodities devem manter a inflação em linha com a previsão de 7,4% até o final do ano, apesar da recente depreciação da lira causada pelos "desdobramentos globais".

Apesar de um "pronunciado" enfraquecimento econômico em abril, o banco disse que há sinais na primeira quinzena de maio de que o pior já passou "seguindo os passos dados no sentido da normalização parcial".

(Por Ali Kucukgocmen e Ezgi Erkoyun)