Projeção passou de 2,2% para 0%
Reprodução/Folhapress/Raw ImageO BC (Banco Central) zerou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020, segundo o relatório de inflação, divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (26).
O relatório afirma que a projeção foi zerada devido aos desdobramentos da pandemia do coronavírus, "avaliados ainda com elevado grau de incerteza".
"A projeção para o crescimento do PIB em 2020 passou de 2,2% para 0,0% desde o último RI.6 Essa redução reflete a desaceleração de indicadores do nível de atividade econômica no final de 2019 e início de 2020 e, principalmente, os desdobramentos da pandemia de COVID-19, avaliados ainda com elevado grau de incerteza".
Segundo o relatório, foi mantido o crescimento de 2,9% na agropecuária, devido a demanda interna e externa de proteínas. Já o setor industrial deve passar de 2,9% para -0,5%.
A previsão de crescimento para a indústria extrativa recuou de 7,5% para 2,4%, ante expectativa de menor demanda por minério de ferro e petróleo, em cenário de desaceleração mundial.
Saiba como se prevenir do novo coronavírus
O consumo das famílias também deve diminuir: a projeção passou de 2,3% para 0,8%.
"Cabe destacar a elevação do grau de incerteza das projeções realizadas em ambiente de crise. Entre outros aspectos, a magnitude dos impactos da pandemia sobre a atividade econômica doméstica estará associada à gravidade e à extensão do período do surto no país e às medidas públicas que estão sendo adotadas nas diversas áreas", afirma o relatório.
Os dados coletados pelo BC consideram as informações disponíveis até 16 de março deste ano.