BC zera expectativa de crescimento da economia em 2020

Relatório afirma que projeção foi zerada devido aos desdobramentos da pandemia do coronavírus, "avaliados ainda com elevado grau de incerteza"

Coronavírus

Projeção passou de 2,2% para 0%

Projeção passou de 2,2% para 0%

Reprodução/Folhapress/Raw Image

O BC (Banco Central) zerou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020, segundo o relatório de inflação, divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (26). 

O relatório afirma que a projeção foi zerada devido aos desdobramentos da pandemia do coronavírus, "avaliados ainda com elevado grau de incerteza". 

"A projeção para o crescimento do PIB em 2020 passou de 2,2% para 0,0% desde o último RI.6 Essa redução reflete a desaceleração de indicadores do nível de atividade econômica no final de 2019 e início de 2020 e, principalmente, os desdobramentos da pandemia de COVID-19, avaliados ainda com elevado grau de incerteza". 

Segundo o relatório, foi mantido o crescimento de 2,9% na agropecuária, devido a demanda interna e externa de proteínas. Já o setor industrial deve passar de 2,9% para -0,5%. 

A previsão de crescimento para a indústria extrativa recuou de 7,5% para 2,4%, ante expectativa de menor demanda por minério de ferro e petróleo, em cenário de desaceleração mundial. 

Saiba como se prevenir do novo coronavírus

O consumo das famílias também deve diminuir: a projeção passou de 2,3% para 0,8%. 

"Cabe destacar a elevação do grau de incerteza das projeções realizadas em ambiente de crise. Entre outros aspectos, a magnitude dos impactos da pandemia sobre a atividade econômica doméstica estará associada à gravidade e à extensão do período do surto no país e às medidas públicas que estão sendo adotadas nas diversas áreas", afirma o relatório.

Os dados coletados pelo BC consideram as informações disponíveis até 16 de março deste ano.