Economia Berkshire, de Warren Buffett, revela fatia de 11% na HP; ações disparam

Berkshire, de Warren Buffett, revela fatia de 11% na HP; ações disparam

BERKSHIRE-HATHAWAY-HP-PARTCIPA-AO:Berkshire, de Warren Buffett, revela fatia de 11% na HP; ações disparam

Reuters - Economia

Por Jonathan Stempel

NOVA YOKR (Reuters) - A Berkshire Hathaway, o conglomerado controlado pelo bilionário Warren Buffett, divulgou na quarta-feira que comprou quase 121 milhões de ações da HP, empresa de computação e impressão.

O investimento dá à Berkshire uma participação de aproximadamente 11,4% na HP, no valor de cerca de 4,2 bilhões de dólares com base no preço de fechamento das ações na quarta-feira, de 34,91 dólares.

As ações da HP subiam 16,8%, para 40,83 dólares, por volta de 11h30 (horário de Brasília).

A Berkshire divulgou a participação por meio de documento à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Nem a HP nem a Berkshire responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A participação na HP é o terceiro grande investimento da Berkshire desde 26 de fevereiro, quando Buffett disse em carta anual aos acionistas que "oportunidades internas proporcionam retornos muito melhores do que aquisições". Ele também escreveu que pouco "nos entusiasma" nos mercados de ações.

Em 21 de março, a Berkshire acertou a compra da seguradora Alleghany, por 11,6 bilhões de dólares em dinheiro, aumentando seu portfólio de empresas do setor, incluindo a Geico.

No início de março, a Berkshire revelou uma participação de 14,6% na Occidental Petroleum, que custou mais de 6 bilhões de dólares.

A Berkshire não disse se Buffett ou seus gerentes de portfólio, Todd Combs e Ted Weschler, são responsáveis ​​pela participação na HP, embora Buffett normalmente lide com os investimentos maiores.

(Reportagem de Jonathan Stempel, em Nova York; Reportagem adicional de Maria Ponnezhath, em Bengaluru)

Últimas