Economia BHP está em negociações para vender unidade de petróleo para australiana Woodside

BHP está em negociações para vender unidade de petróleo para australiana Woodside

ENERGIA-PETROLEO-BHP:BHP está em negociações para vender unidade de petróleo para australiana Woodside

Reuters - Economia

Por Sonali Paul

MELBOURNE (Reuters) - O grupo BHP está em negociações para vender seus negócios de petróleo ao maior produtor independente de gás da Austrália, o Woodside Petroleum Ltd, em transação que envolve troca de ações, confirmaram as empresas nesta segunda-feira.

A maior mineradora do mundo também disse que iniciou uma revisão estratégica de seus negócios de petróleo e gás --compostos por ativos na Austrália, Golfo do México, Trinidad e Tobago e Argélia --o qual analistas avaliam entre 10 bilhões e 17 bilhões de dólares.

A BHP tem enfrentado questionamentos para detalhar como e quando sairá dos combustíveis fósseis. Já vendeu alguns ativos de carvão.

"Enquanto as discussões entre as partes estão progredindo, nenhum acordo foi alcançado em qualquer transação", disse a BHP, acrescentando que estava avaliando uma série de opções.

A confirmação veio após vários relatos da mídia sobre um possível acordo antes da divulgação dos resultados anuais da BHP na terça-feira e dos resultados semestrais da Woodside na quarta-feira.

Para a Woodside, uma aquisição dos ativos de petróleo e gás da BHP praticamente dobraria seus ganhos anuais subjacentes para cerca de 8 bilhões de dólares.

Para a BHP, a saída do petróleo retiraria apenas 5% dos lucros subjacentes. Os ativos da BHP dobrariam a produção anual da Woodside para 200 milhões de barris de óleo equivalente.

"A Woodside está discutindo com a BHP uma possível fusão envolvendo todo o negócio de petróleo da BHP por meio de uma distribuição de ações da Woodside aos acionistas da BHP", disse Woodside em um comunicado.

Últimas