Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BOLSA EUROPA - Índices avançam em meio a sessão cautelosa

Economia|

Por Susan Mathew

(Reuters) - As ações europeias operavam em alta nesta segunda-feira, em meio a uma sessão modesta em volume, com dados surpreendentemente positivos da China ajudando a amenizar um golpe da última rodada de tarifas entre Estados Unidos e China que entrou em vigor no fim de semana.

Às 8:05 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 subia 0,62%, a 1.503 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 0,64%, a 382 pontos, iniciando setembro em alta depois de cair 1,6% em agosto em meio ao caos da guerra comercial.

A produção manufatureira da China aumentou inesperadamente em agosto, mostrou o índice PMI Caixin/Markit, contradizendo um relatório oficial de sábado que mostrou uma contração. No entanto, ambas as pesquisas apontaram para pedidos e confiança comercial fracos devido à guerra comercial.

Publicidade

"O Caixin é provavelmente o fator principal, apenas parece um pouco mais positivo do que pensávamos", disse Neil Wilson, analista do Markets.com.

Enquanto isso, a atividade manufatureira da zona do euro se contraiu pelo sétimo mês seguido em agosto, com um declínio contínuo da demanda comprometendo o otimismo, mostrou uma pesquisa, provavelmente reforçando as expectativas de flexibilização monetária pelo Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana.

Publicidade

As ações alemãs, sensíveis ao comércio, operavam em estabilidade, com as tarifas de 15% de Washington sobre produtos chineses entrando em vigor no domingo, enquanto a China começou a implementar novas taxas em uma lista de 75 bilhões de dólares em produtos norte-americanos. Os investidores podem estar ignorando as tarifas, já que elas eram esperadas, disse Wilson, da Markets.com.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os dois lados ainda se encontrarão para negociações no final deste mês.

Publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 1,40%, a 7.308 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,41%, a 11.988 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,35%, a 5.499 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 1,06%, a 21.548 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,46%, a 8.853 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,59%, a 4.916 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.