Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BP vende fatias em dois blocos do pré-sal para PetroRio

ENERGIA-BP-PETRORIO:BP vende fatias em dois blocos do pré-sal para PetroRio

Economia|

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A BP vendeu participações de dois blocos no pré-sal para a petroleira brasileira PetroRio, disse esta última em uma publicação ao mercado nesta quinta-feira.

A Petro Rio vai adquirir fatias de 35,7% no bloco BM-C-30 (campo de Wahoo) e 60% no bloco BM-C-32 (Itaipu), tornando-se assim operadora de ambos.

Wahoo, com potencial para produzir mais de 140 milhões de barris, com descoberta de óleo em 2008, e teste de formação realizado em 2010, encaixa-se "perfeitamente na estratégia de geração de valor da Petro Rio", disse a companhia.

A transação terá uma parcela fixa de 100 milhões de dólares, que será dividida em cinco pagamentos (17,5 milhões de dólares) entre a assinatura e a conclusão do negócio; além de 15 milhões de dólares em dezembro de 2021 e o remanescente a ser pago em 2022). Há ainda previsão de um "earn-out" de 40 milhões de dólares contingente na unitização de Itaipu.

Publicidade

A produção de Wahoo poderá superar 40.000 barris por dia, disse a empresa com base em resultados do teste de formação (TFR) realizado em poço exploratório.

Com o desenvolvimento do campo de Wahoo, a companhia formará mais um cluster de produção, e compartilhará toda a infraestrutura com o campo de Frade (inclusive o FPSO), "possibilitando assim a captura de diversas sinergias, resultando em mais uma forte e sustentável redução de 'lifting cost'".

Publicidade

No projeto base de investimento, o capex é dividido em 300 milhões de dólares para o "tieback", 360 milhões de dólares para a perfuração dos poços, 100 milhões de dólares para equipamentos subsea e 40 milhões de dólares para ajustes no FPSO de Frade e outros itens.

A companhia pretende realizar este investimento em regime de parceria com os membros do consórcio.

Publicidade

Segundo a empresa, o primeiro óleo de Wahoo deve acontecer em aproximadamente dois anos após o início do projeto.

A PetroRio ainda reafirmou em nota seu comprometimento com a manutenção de níveis de endividamento conservadores, e prevê que mesmo após a incorporação desta aquisição o indicador de dívida líquida/Ebitda continuará dentro de "faixas normais e aceitáveis".

Wahoo se situa a 30-35 km ao norte de Frade, com lâmina d'água de 1.400m, e conta com reservatório carbonático na camada do pré-sal a uma profundidade de 5 mil a 7 mil metros.

"O óleo no campo é de excelente qualidade, com 30º API, baixa viscosidade, e gás associado que será utilizado na geração de energia do FPSO de Frade."

Itaipu, descoberto em 2009, com três poços piloto perfurados, encontra-se próximo ao cluster Parque das Baleias, e estudos preliminares realizados indicam que a acumulação é potencialmente compartilhada com a região sudeste do cluster.

"Desta forma, o desenvolvimento desta área poderá passar por um processo de unitização, antes de qualquer definição de desenvolvimento.".

(Por Sabrina Valle e Roberto Samora)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.