Inflação

Economia Brasileiros esperam inflação de 5,5% nos próximos 12 meses

Brasileiros esperam inflação de 5,5% nos próximos 12 meses

Sétima alta consecutiva leva o indicador ao maior percentual desde novembro de 2018, aponta FGV

  • Economia | Do R7

Previsão está relacionada com preço dos alimentos

Previsão está relacionada com preço dos alimentos

Pilar Olivares/Reuters - 10.9.2020

A expectativa inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,2 ponto percentual e atingiu 5,5% em março. O percentual, divulgado nesta segunda-feira (22), pela FGV (Fundação Getulio Vargas), é o maior valor desde novembro de 2018 e surge após sete meses consecutivos de alta do indicador.

Para Claudia Perdigão, economista do Ibre (Instittuo Brasileiro de Economia) afirma que o alta está relacionada com o aumento dos preços de alimentos e bebidas. "Nesse cenário, o aumento dos preços tende a afetar de maneira mais intensa consumidores em faixas de renda mais baixas em virtude da elevada participação de alimentos e bebidas na cesta de consumo desses indivíduos", avalia ela.

Em março, 10,3% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2021 (3,75%), 4,9 pontos percentuais abaixo do mês anterior. Por outro lado, a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação para 2021 (5,25%) foi elevada em 6,7 pontos percentuais (p.p.), de 37,1% para 43,8%.

A alta da expectativa mediana para a inflação nos próximos 12 meses foi influenciada por um aumento das expectativas dos consumidores nas duas faixas mais baixas de renda. Considerando as duas faixas de renda mais elevadas, nota-se manutenção da expectativa relatada no em fevereiro.

Últimas