Economia Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

Crédito imobiliário corrigido pelo IPCA já representa 30% dos novos financiamentos originados, um valor considerado consistente

Agência Estado
Crédito imobiliário corrigido pelo IPCA já representa 30% dos novos financiamentos

Crédito imobiliário corrigido pelo IPCA já representa 30% dos novos financiamentos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl, disse o banco registrou em julho o "maior valor histórico mensal" de financiamentos imobiliários. "O setor tinha tudo para entrar em uma crise enorme após a pandemia. Mas todos os atores se envolveram e nós conseguimos não só vencer, mas também crescer", apontou nesta terça-feira (29), durante painel da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Mahl destacou que o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA - lançado pelo banco ano passado - já representa 30% dos novos financiamentos originados, um valor considerado consistente. Uma das vantagens da carteira corrigida pela inflação é a possibilidade da comercialização no mercado secundário, gerando recursos para serem aplicados em novos financiamento à compra e à construção de imóveis.

O executivo disse ainda que a Caixa está terminando seus estudos para fazer a securitização das carteiras de crédito e deve lançar ainda neste ano a primeira oferta de certificados de recebíveis imobiliários. "Estamos terminando os estudos para que tenha atração do mercado. Acreditamos que será um sucesso", comentou.

Últimas