Economia Cbic melhora expectativa de crescimento de setor da construção em 2021

Cbic melhora expectativa de crescimento de setor da construção em 2021

CONSTRUCAO-CBIC-JULHO:Cbic melhora expectativa de crescimento de setor da construção em 2021

Reuters - Economia

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria da construção elevou sua expectativa para o desempenho do setor em 2021 depois de um desempenho em junho considerado como o melhor do semestre e acima da média histórica, afirmou nesta segunda-feira a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

A entidade revisou a previsão de crescimento do PIB da construção civil brasileira neste ano de 2,5%, divulgado em abril, para 4%, citando entre os fatores taxas de juros "ainda em baixo patamar, a melhora do ambiente econômico, a demanda consistente, mesmo diante da pandemia e a continuidade de pequenas obras e reformas".

"Trata-se de um crescimento deprimido, já que os aumentos impactam o desenvolvimento da construção, que cresce bem abaixo de sua capacidade. Exemplo disso é a utilização da capacidade operacional das empresas do setor, que está em 64%", afirmou a Cbic em comunicado.

Segundo a Cbic, se a previsão for confirmada, 2021 terá o melhor desempenho do setor desde 2013, quando o PIB da construção cresceu 4,5%.

Em junho, o índice que mede a atividade do setor registrou 51 pontos, melhor nível desde setembro do ano passado (51,2 pontos). A marca de 50 pontos divide expansão e contração da atividade.

A Cbic afirmou que há três meses consecutivos o setor vem registrando nível de atividade superior ao seu patamar histórico. A entidade comentou ainda que "falta e/ou o alto custo da matéria-prima continua sendo o principal problema enfrentado pelos empresários da construção pelo quarto trimestre consecutivo".

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimas