Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China alerta para impacto do coronavírus sobre suprimento de frango e ovos

Economia|

Por Sophie Yu e Shivani Singh

PEQUIM (Reuters) - O suprimento de frango e produtos derivados de ovos na China deve ser impactado no segundo e terceiro trimestres devido aos efeitos da atual epidemia de coronavírus no pais e seus efeitos sobre a indústria, disse nesta terça-feira um representante do ministério da Agricultura do país.

Segundo maior produtor de frangos do mundo, a China tem elevado a produção para compensar uma escassez de carne após um surto de peste suína africana no país que teve início em 2018 e dizimou o rebanho de porcos chinês.

Os preços do frango caíram neste ano e restrições sobre a movimentação de aves vivas e feriados prolongados em muitas áreas paralisaram a cadeia de suprimento. Produtores acabaram com grandes estoques de aves e ovos em meio à queda na demanda, uma vez que restaurantes seguem fechados devido ao coronavírus.

Publicidade

O representante do ministério da Agricultura, Yang Zhenhai, disse em coletiva de imprensa do Conselho de Estado que os mercados de aves vivas estão fechados desde o surto do vírus, enquanto o transporte de pintinhos e frangos vivos tem sido restringido e matadouros têm sido mantidos fechados.

Ele ainda afirmou, sem detalhar, que uma companhia registrou perdas de mais de 14,27 milhões de dólares (100 milhões de iuanes).

Publicidade

"As perdas de toda a indústria de frango serão muito sérias", disse Yang.

Os ministérios da agricultura e de transporte da China têm pedido a autoridades locais que permitam que empresas envolvidas na produção de ração e no abate de aves retomem as atividades o quanto antes para lidar com os problemas na cadeia de suprimento causados pelo coronavírus.

Publicidade

Enquanto isso, a agência de planejamento estatal vendeu 1,32 milhão de toneladas de milho para empresas de processamento de ração em províncias ao sul, como forma de assegurar matéria-prima para o setor.

A China também aprovou a importação de todos produtos de frango dos Estados Unidos, incluindo aves para reprodução, de acordo com um site oficial na segunda-feira.

Mas contêineres de pés de frango congelados dos EUA sofreram com problemas logísticos, com muitos desviados da China devido à falta de capacidade para armazenamento de cargas adicionais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.