Economia China compra 264 mil t de soja dos EUA, diz USDA

China compra 264 mil t de soja dos EUA, diz USDA

(Reuters) - Exportadores dos Estados Unidos reportaram a venda de 264 mil toneladas de soja para a China para entrega no ano comercial de 2019/20, disse o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

O dado marca a primeira confirmação pelo governo dos EUA de uma venda de soja para a maior importadora mundial da oleaginosa desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a China compraria 50 bilhões de dólares em produtos agrícolas dos EUA por ano, como parte de um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.

A divulgação veio após outro relatório divulgado pelo USDA na manhã desta quinta-feira mostrar exportações totais de 475.200 toneladas de soja dos EUA na semana até 17 de outubro, incluindo apenas 68.300 toneladas para a China.

Estimativas de analistas para o relatório semanal variavam de 800 mil toneladas a 1,6 milhão de toneladas.

Na terça-feira, Pequim ofereceu cotas livres de tarifa a processadores de soja, o que isentaria as empresas de acentuadas taxas sobre importações de até 10 milhões de toneladas da oleaginosa dos EUA, segundo duas pessoas familiarizadas ao assunto.

O USDA confirmou vendas de cerca de 6 milhões de toneladas para a China desde o início do ano comercial, em 1º de setembro. Em igual período de 2018, houve o cancelamento de 431 mil toneladas, enquanto em 2017, antes da guerra comercial, as vendas atingiam cerca de 8,4 milhões de toneladas.

(Reportagem de Mark Weinraub)