Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China diz que testes têm mostrado que vacina para peste suína africana é segura

COMMODS-CARNESUINA-VACINAPESTE:China diz que testes têm mostrado que vacina para peste suína africana é segura

Economia|

PEQUIM (Reuters) - Uma vacina chinesa contra peste suína africana tem mostrado ser segura em testes clínicos atualmente em andamento, disse a agência estatal de notícias Xinhua nesta quarta-feira, em mais um passo para prevenção da devastadora doença.

O progresso na vacina tem sido acompanhado por criadores de porcos na China e no mundo, uma vez que no momento não há cura ou vacina disponíveis contra a peste suína africana.

A doença, que mata quase todos suínos infectados, devastou o enorme plantel de porcos da China desde que foi registrada no país em 2018 e ainda tem gerado mortes de animais por lá e em outros lugares da Ásia.

Em publicação em março, pesquisadores chineses do Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin, parte da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), disseram que haviam desenvolvido uma vacina "viva" atenuada segura e eficaz contra a peste suína africana em testes de laboratório.

Publicidade

Os testes clínicos foram aprovados em março e estão em andamento desde então em 3 mil porcos, disse a Xinhua, que citou uma entrevista coletiva da CAAS.

Os testes em três fazendas nas províncias de Heilongjiang, no nordeste, em Xinjiang, ao oeste, e na província central de Henan começaram em etapas entre abril e junho.

Publicidade

Até agora, os porcos vacinados se mostraram saudáveis, disse a Xinhua, sem problemas com abortos ou diferenças no tamanho da ninhada quando comparados a um grupo controle. Os porcos vacinados também não estão perdendo nem transmitindo o vírus, acrescentou.

(Por Dominique Patton)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.