Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colombiana Ecopetrol faz proposta para adquirir 51,4% da elétrica Isa

COLOMBIA-ECOPETROL-ISA:Colombiana Ecopetrol faz proposta para adquirir 51,4% da elétrica Isa

Economia|

BOGOTÁ (Reuters) - A petroleira estatal colombiana Ecopetrol anunciou nesta quarta-feira que apresentou uma proposta para adquirir a participação estatal no conglomerado Isa, equivalente a 51,4% das ações em circulação, como parte de sua estratégia para se converter em uma empresa integrada de energia.

A transação aconteceria por meio de um contrato interadministrativo entre Ecopetrol e o Ministério da Fazenda, disse a petroleira em um comunicado.

A empresa acrescentou que, para fazer o investimento, não é necessário realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) para os acionistas da Isa, uma vez que o Estado continuaria sendo o beneficiário real das ações da empresa e manteria o controle sobre estas.

A transação seria financiada com um esquema que incluiria uma nova capitalização da Ecopetrol através de uma emissão de ações, recursos próprios e outros esquemas de financiamento disponíveis, incluindo desinvestimento de ativos não estratégicos, disse a petroleira em comunicado, sem citar valores para a transação.

Continua após a publicidade

Caso haja acordo entre o Ministério da Fazenda e a Ecopetrol, o fechamento da transação estará sujeito à realização de due diligence detalhada, bem como à emissão e colocação de ações pela petroleira, após obtenção das autorizações exigidas.

"Essa aquisição significaria um marco na história da Ecopetrol que nos fortaleceria no setor energético nacional e internacional e nos permitiria acelerar a transição energética com a qual estamos comprometidos", disse o presidente da Ecopetrol, Felipe Bayón, no comunicado.

Continua após a publicidade

"Seria o nascimento de um conglomerado mais forte, mais resiliente e com maior capacidade de crescer na nova era de energia limpa", acrescentou.

Para a estruturação e desenvolvimento da operação, a Ecopetrol conta com o apoio dos bancos de investimento Bancolombia e HSBC.

Continua após a publicidade

A Isa possui participações expressivas na transmissão de energia elétrica na Colômbia e Brasil, onde controla a Isa Cteep, além de Chile e Peru, entre outros países.

A Ecopetrol manteria o robusto plano de crescimento da empresa, segundo a petroleira.

A Isa também possui operações em rodovias e negócios de telecomunicações na Colômbia, Brasil, Chile, Peru, Bolívia, Argentina e América Central por meio de 43 afiliadas e subsidiárias.

A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia, onde é responsável pela maior parte da produção de petróleo, controlando as duas principais refinarias e grande parte da rede de oleodutos e dutos do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.