Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com cautela, Cooxupé prevê embarques menores de café em 2020 apesar de grande safra

COMMODS-COOXUPE-CAFE:Com cautela, Cooxupé prevê embarques menores de café em 2020 apesar de grande safra

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - Os embarques de café da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, deverão atingir 5,9 milhões de sacas de 60 kg em 2020, sendo 5 milhões de sacas destinadas para exportação, disse à Reuters o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, após aprovação do balanço de 2019 da instituição nesta sexta-feira.

Apesar de a safra 2020 ser de alta bianualidade nas lavouras de café arábica, Melo disse que uma "cautela" levou a Cooxupé a prever embarques menores neste ano em comparação com 2019, quando somaram 6,4 milhões de sacas, sendo 5,4 milhões para o exterior, atendendo 50 países.

Ele explicou ainda que a cooperativa contou em 2019 com grandes estoques finais da temporada de 2018, que garantiram oferta suficiente para realizar exportações históricas no ano passado. Em 2020, contudo, a colheita começa com baixos volumes estocados.

"Esses números estão assim por conta de cautela, teve volume alto no ano passado. A cooperativa tinha um estoque da safra de 2018 alto, somou com 2019, com a oportunidade de preços bons, houve a demanda e a oferta foi grande", afirmou o presidente da cooperativa.

Publicidade

Com o apoio do câmbio, as vendas antecipadas da Cooxupé estão em patamares históricos para o período, aos 60% dos embarques programados para o ano.

"Jamais foi visto neste momento um percentual de hedge desta ordem dentro da cooperativa, isso nos dá uma traquilidade", disse ele, comentando que os preços fixados estão satisfatórios.

Publicidade

"Temos bastante negócio feito, mas o mercado no futuro está muito incerto", disse ele, que não acredita que a pandemia de coronavírus possa ser um fator que venha atrapalhar, de forma material, os negócios da cooperativa.

(Por Roberto Samora)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.