Economia Comissão Europeia pode elevar em maio estimativa para crescimento da zona do euro em 2021

Comissão Europeia pode elevar em maio estimativa para crescimento da zona do euro em 2021

MACRO-EURO-PIB-PREVISAO:Comissão Europeia pode elevar em maio estimativa para crescimento da zona do euro em 2021

Reuters - Economia

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia pode aumentar sua previsão de crescimento para a zona do euro em 2021 quando divulgar novas projeções econômicas em maio, aproximando-as das estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o comissário econômico da União Europeia (UE), Paolo Gentiloni.

Em declaração nas reuniões de primavera do FMI, realizadas virtualmente por causa da pandemia de Covid-19, Gentiloni disse que a recuperação econômica está em andamento porque, apesar das novas restrições à pandemia em alguns países do bloco, as vacinações estão acelerando.

"A recuperação vai ganhar velocidade no segundo semestre, e provavelmente nossa previsão daqui a um mês será mais otimista... pode ser mais otimista do que as (do relatório) de inverno", disse Gentiloni em debate com a diretoria-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e referindo-se aos prognósticos de relatório divulgado em fevereiro, período de inverno no Hemisfério Norte.

No documento daquele mês, a Comissão previu que o crescimento da zona do euro seria de 3,8% neste ano e em 2022. O FMI estimou na semana passada que a expansão da economia do bloco monetário seria de 4,4% em 2021.

"A perspectiva do FMI é um pouco mais otimista, e isso é bastante possível porque a recuperação... está em andamento", disse Gentiloni.

(Por Jan Strupczewski)

Últimas