Economia Condições financeiras globais estão no nível mais apertado desde maio de 2009, diz Goldman Sachs

Condições financeiras globais estão no nível mais apertado desde maio de 2009, diz Goldman Sachs

MACRO-MERCADOS-LIQUIDEZ:Condições financeiras globais estão no nível mais apertado desde maio de 2009, diz Goldman Sachs

Reuters - Economia

(Reuters) - As condições financeiras globais atingiram seu nível mais apertado desde maio de 2009, de acordo com um índice amplamente observado do Goldman Sachs, um possível sinal de desaceleração econômica mundial.

O índice subiu para 100,92 pontos na quinta-feira, 130 pontos-base mais apertado do que antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

As condições nos mercados emergentes são agora as mais apertadas desde dezembro de 2008, com o índice ficando em 102,47 pontos, enquanto as condições russas estão no patamar mais restritivo já registrado, a 128,83 pontos, mostraram os dados.

O Goldman Sachs, que usa métricas como taxas de câmbio, oscilações de ações e custos de empréstimos para compilar os índices de condições financeiras mais amplamente utilizados, mostrou no passado que um aperto de 100 pontos-base nas condições financeiras corta 1 ponto percentual do crescimento econômico do ano seguinte.

(Por Yoruk Bahceli e Jamie McGeever)

Últimas