Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança da indústria cai ao menor nível desde agosto

Previsões para os próximos meses pioraram diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, segundo a FGV

Economia|Do R7

Confiança da indústria está nos 104,2 pontos
Confiança da indústria está nos 104,2 pontos Confiança da indústria está nos 104,2 pontos

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) apresentou queda de 3 7% pontos em março, atingindo 104,2 pontos, na comparação com fevereiro, informou nesta sexta-feira (26) a FGV (Fundação Getulio Vargas). Trata-se do menor resultado desde agosto do ano passado, quando o indicador marcou 98,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 3,6 pontos.

O aumento do pessimismo de empresários em relação aos próximos meses explica a queda na confiança que vem ocorrendo, explica a economista Claudia Perdigão. De acordo com ela, as perspectivas de redução da produção estão diretamente relacionadas a uma percepção de diminuição da demanda atual e de dificuldades previstas para os negócios nos próximos meses diante do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus.

"As medidas mais restritivas para a contenção da Covid-19 em várias cidades e estados, a lentidão do processo de vacinação e o período de interrupção dos benefícios emergenciais já afetam segmentos relevantes na indústria brasileira como o de alimentos, que também vem apresentando dificuldades com a falta de matérias-primas e a elevação dos custos, levando a confiança ao menor nível desde maio de 2020", afirma.

Dos 19 segmentos industriais pesquisados, 11 registraram queda da confiança em março. O desempenho negativo reflete uma piora na satisfação dos empresários em relação à situação atual e redução do otimismo quanto a perspectivas para os próximos três e seis meses.

Publicidade

O ISA (Índice de Situação Atual) caiu 3,5 pontos, para 111,4 pontos, o menor nível desde setembro de 2020 (107,3 pontos), enquanto o IE (Índice de Expectativas) diminuiu 3,8 pontos, para 97,1, atingindo a menor marca desde julho do ano passado (90,5 pontos).

O indicador que mede o nível de estoques recuou 5,2 pontos, para 118,2 pontos, considerando a piora da situação corrente dos negócios, cujo indicador cedeu 2,8 pontos, para 106,2 pontos. Com esse resultado, alcançou o patamar mais baixo desde agosto de 2020 (99,1 pontos).

Publicidade

Dos indicadores que compõem o IE, o índice da produção externa prevista para os próximos três meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança em março, ao cair 5,2 pontos, para 86,2 pontos, o pior desempenho desde junho de 2020 (82,9).

O levantamento contou com informações de 1.068 empresas entre os dias 1º e 24 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem da Indústria ocorrerá em 29 de abril, enquanto a prévia será informada no dia 22 do próximo mês.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.