Novo Coronavírus

Economia Confiança de serviços no Brasil cai ao menor nível em nove meses

Confiança de serviços no Brasil cai ao menor nível em nove meses

Dados da FGV apontam que a pandemia do novo coronavírus segue aumentando e o cenário de elevada incerteza do setor

  • Economia | Do R7

Confiança dos serviços figura aos 77,6 pontos

Confiança dos serviços figura aos 77,6 pontos

Freepik

A confiança do setor de serviços recuou 5,6 pontos em março, para 77,6 pontos e atingiu o nível desde junho do ano passado (71,7 pontos), de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (29), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Depois de registrar recuperação na segunda metade de 2020, a confiança de serviços voltou a apresentar dificuldades no primeiro trimestre de 2021.

Entre os principais segmentos, o destaque positivo continua sendo dos serviços de informação e comunicação, que caíram menos no início da pandemia e conseguiram iniciar 2021 em alta. Os demais segmentos principais voltaram a registrar queda trimestral no início desse ano e estão mais distantes do nível pré-pandemia.

De acordo com o economista Rodolpho Tobler, o resultado intensifica a tendência de queda iniciada nos últimos meses. "A piora da satisfação dos empresários e aumento do pessimismo em relação ao curto prazo sinalizam as dificuldades do setor diante o recrudescimento da pandemia, aumento das medidas restritivas e cautela dos consumidores", afirmou.

"A distância para os níveis anteriores à pandemia segue aumentando e o cenário de elevada incerteza ainda persiste tornando difícil vislumbrar uma recuperação nos próximos meses, enquanto não houver aceleração no processo de imunização e melhora dos números da pandemia”, completa Tobler.

Últimas