Coronavírus

Economia Confiança do comércio desaba ao menor nível desde maio de 2020

Confiança do comércio desaba ao menor nível desde maio de 2020

Quarta queda consecutiva do indicador foi guiada pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus, aponta FGV

  • Economia | Do R7

Confiança do comércio fechou março aos 72,5 pontos

Confiança do comércio fechou março aos 72,5 pontos

Sebastiao Moreira/EFE - 06.03.2021

A confiança do comércio caiu 18,5 pontos em março, ao passar de 91 para 72,5 pontos, registrando o menor valor desde maio de 2020 (67,4 pontos). O resultado divulgado nesta quarta-feira (24), pela da FGV (Fundação Getulio Vargas), mantém a tendência de queda do indicador pelo quarto mês seguido.

De acordo com o coordenador da sondagem, Rodolpho Tobler, o resultado de março foi influenciado tanto pela queda no volume de vendas, quanto pela piora das expectativas em relação aos próximos meses.

"O recrudescimento recente da pandemia de covid-19 associado à lentidão programa de imunização e à adoção de medidas de restrição à circulação, ajudam a explicar o cenário negativo na visão do setor. Os próximos meses serão desafiadores e o retorno a uma rota de recuperação dependerá da melhora efetiva dos números da pandemia", avalia ele.

Em março, a confiança caiu em todos os seis principais segmentos do Comércio e nos dois horizontes temporais. O Índice de Situação Atual recuou 10,6 pontos, para 75,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas despencou 25,7 pontos para 70,2 pontos. Em ambos os casos, esses também são os menores níveis desde maio de 2020.

Últimas