Novo Coronavírus

Economia Confiança do comércio tem terceira alta consecutiva, diz FGV

Confiança do comércio tem terceira alta consecutiva, diz FGV

Pesquisa aponta que indicador cresceu 1,7 ponto de junho para julho deste ano, chegando a 86,1 pontos

  • Economia | Da Agência Brasil

Escala de confiança vai de 0 a 200 pontos

Escala de confiança vai de 0 a 200 pontos

Lucas Landau/Reuters - 19.06.2020

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), cresceu 1,7 ponto de junho para julho deste ano. Essa foi a terceira alta consecutiva do indicador. Com o resultado, a confiança do empresário do comércio brasileiro passou para 86,1 pontos, em uma escala de zero a 200.

No mês, a confiança subiu em três dos seis principais segmentos do comércio pesquisados pela FGV.

Confiança do consumidor continua em recuperação em julho, diz FGV

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, avançou 6,4 pontos, para 88,4 pontos, e recuperou 83% do que foi perdido desde o início da pandemia de covid-19. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, caiu 3 pontos, para 84,5 pontos, está 22,5 pontos abaixo do patamar de fevereiro, antes da pandemia.

“A confiança do comércio mantém a trajetória de recuperação em julho, porém em ritmo menos intenso. Ainda é preciso cautela na interpretação do resultado, considerando que houve recuperação de apenas 65% do que foi perdido no início da pandemia. Para os próximos meses, persiste o cenário de elevada incerteza e de fragilidade no mercado de trabalho, sugerindo dificuldades na recuperação total do setor. “, afirma o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler.

Últimas