Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança do consumidor no mundo despenca no 2º tri; recuperação apenas lenta é esperada

MACRO-CONFIANCA-GLOBAL:Confiança do consumidor no mundo despenca no 2º tri; recuperação apenas lenta é esperada

Economia|

(Reuters) - Uma medida da confiança de consumidores de vários países registrou queda recorde de abril a junho, quando as consequências econômicas da pandemia de coronavírus foram sentidas de forma completa, e as perspectivas de rápida recuperação são nebulosas, segundo mais recente pesquisa do Conference Board sobre o assunto.

O índice do Conference Board para avaliação dos consumidores caiu de uma sólida leitura de otimismo de 106 no início do ano para um nível pessimista de 92. Qualquer patamar acima de 100 é considerado positivo.

A pesquisa online com 33 mil consumidores em 68 países também apontou lenta volta à alta. A expectativa é que a confiança em mercados importantes como Estados Unidos e grande parte da Europa "permaneça deprimida por um período prolongado" devido ao aumento na contagem de casos de Covid-19, à incerteza sobre empregos e renda e à falta de confiança na capacidade do governo de controlar a pandemia, concluiu a pesquisa.

Entre as principais economias, apenas Alemanha, China, Coreia do Sul e Austrália devem ver a confiança "se recuperar rapidamente".

Publicidade

"Os primeiros sinais de recuperação econômica em vários mercados não indicam necessariamente rápida recuperação da confiança do consumidor nos próximos meses", disse Bart van Ark, economista-chefe do Conference Board, organização de grandes empresas norte-americanas.

O Conference Board disse que as sementes de uma potencial mudança de longo prazo nos padrões de consumo podem estar surgindo.

Uma parcela crescente de entrevistados diz que planeja reduzir gastos com refeições fora de casa e férias e mais de 20% planejam reduzir despesas com roupas e entretenimento fora de casa no longo prazo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.