Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança dos consumidores abre 2023 em queda, com pessimismo em relação aos próximos meses

Famílias de menor poder aquisitivo estão mais otimistas pelo segundo mês seguido, enquanto as de maior seguem com as expectativas em queda, mostra FGV

Economia|Do R7

Índice de Confiança do Consumidor figura aos 85,8 pontos
Índice de Confiança do Consumidor figura aos 85,8 pontos Índice de Confiança do Consumidor figura aos 85,8 pontos

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 2,2 pontos em janeiro, para 85,8 pontos, segundo análise divulgada nesta quarta-feira (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que a abertura de 2023 em queda reflete o pessimismo em relação aos próximos meses.

"Há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses. Há uma equiparação do nível de confiança entre as faixas de renda, mas que não significa um resultado favorável, já que todas se mantem girando em torno dos 80 pontos, nível baixo em termos históricos", afirma ela.

A análise por faixa de rendas, mostra que as faixas extremas atingem o mesmo nível baixo de confiança. Mesmo no mesmo nível, as perspectivas divergem. Consumidores de menor poder aquisitivo estão mais otimistas pelo segundo mês consecutivo, enquanto os de maior seguem com as expectativas em queda pelo quarto mês consecutivo.

Segundo o ICC, o ISA (Índice de Situação Atual) se manteve relativamente estável pelo segundo mês consecutivo variando 0,2 ponto, para 71,1 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) recuou 3,6 pontos, para 96,7 pontos, retornando a nível abaixo da neutralidade.

Publicidade

Entre os quesitos que compõem o ISA, houve piora da satisfação das famílias sobre a situação econômica e melhora das avaliações sobre as finanças pessoais. O indicador que mede a satisfação sobre a situação financeira das famílias subiu 0,8 ponto, para 64,4 pontos, enquanto o indicador que mede as avaliações sobre a situação econômica recuou 0,5 ponto, para 78,3 pontos e chega ao seu pior resultado desde julho de 2022 (77,9 pontos).

Já entre os componentes do ICC, o que mais contribuiu para a queda no mês foi o que mede a perspectiva sobre a situação financeira das famílias nos próximos seis meses, cujo o indicador caiu 7,6 pontos, para 97,4 pontos. No mesmo sentido os indicadores que medem o grau de otimismo com a situação econômica geral e a intenção de compra de bens duráveis recuaram 1,7 e 1,2 ponto, para 113,4 e 79,6 pontos, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.